17 entidades Portuguesas distinguidas em Programa Mundial de reconhecimento de respostas à COVID-19
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) enquanto membro de pleno direito da Federação Internacional dos Hospitais (IHF) informa com grande satisfação que 17 entidades de saúde de Portugal, entre as quais 4 sócios da APDH, foram reconhecidas pelo Programa “IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19” da IHF pelas suas ações de resposta à COVID-19, juntamente com 103 instituições de 28 países, candidatas ao Programa.

Todas as entidades reconhecidas receberam hoje, no dia 15 de dezembro, um certificado de reconhecimento, resultado de uma rigorosa revisão de um Júri Internacional, composto por 16 peritos da área da saúde, incluindo o Prof. Carlos Pereira Alves, Presidente da Direção da APDH, como representante de Portugal.

A lista completa das entidades reconhecidas encontra se em: ​https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/

Foi igualmente lançada uma​ Publicação especial digital “The IHF COVID-19 Response Recognition Program – An IHF Special Feature” ​que apresenta os relatos de 15 entidades de entre 103 reconhecidas a nível mundial, das quais se destaca a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil de Madeira de Portugal.

O Diretor Executivo da IHF, Ronald Lavater, afirmou que o trabalho notável em resposta à pandemia está a transformar o futuro dos cuidados de saúde: "Uma das nossas motivações na criação deste programa de reconhecimento é destacar a diversidade e agilidade da indústria hospitalar na resposta à pandemia da COVID-19. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolver, implementar e adotar novas formas de operar e muitas destas mudanças aceleraram a transformação positiva na prestação de cuidados de saúde".

O Programa “IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19” é patrocinado pelo Hospital Ashikaga da Cruz Vermelha Japonesa - Grupo Nikken, e pela Federação Internacional de Indústrias e Associações Farmacêuticas (IFPMA), e foi lançado para reconhecer ações e respostas dos prestadores de cuidados de saúde em todo o mundo que foram “para além do exigível”. Com a missão de apoiar a melhoria do desempenho hospitalar, este reconhecimento será fornecido aos prestadores de cuidados de saúde que, de forma proativa, implementaram respostas ou ações organizacionais inovadoras e notáveis, para enfrentar a pandemia da COVID-19 na sua região ou país.

A APDH aproveita este momento para felicitar todas as entidades e todos os profissionais envolvidos.

Conheça as entidades reconhecidas de Portugal no site da APDH em https://www.apdh.pt/noticia/113