197 Centros de Saúde dão resposta de proximidade

Locais com horário alargado e complementar podem ser consultados no Portal do SNS.

Há 197 centros de saúde a funcionar na modalidade de horário de atendimento complementar no feriado de 8 de dezembro, disponibilizando resposta de proximidade à comunidade. No âmbito do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, o Ministério da Saúde comunica que a informação sobre as unidades com horário alargado (dias úteis) e complementar (fins de semana e feriados) foi atualizada na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Além do aumento de capacidade de atendimento neste feriado, no fim de semana haverá também um reforço do atendimento nos cuidados primários, com 233 centros de saúde abertos no sábado e 200 centros de saúde abertos no domingo.

Esta adaptação da capacidade de atendimento dos cuidados de saúde primários pretende responder às maiores necessidades da população nos meses de outono/ inverno e diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes, contribuindo-se para uma otimização da resposta da rede de unidades do Serviço Nacional de Saúde.

Para melhor atendimento e aconselhamento, reforça-se a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo-se uma resposta mais célere e também o melhor planeamento da atividade do SNS.

Em paralelo, a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários, está já a funcionar em 27  Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares. Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras.

A caminho do inverno, o Ministério da Saúde reitera o apelo à vacinação dos cidadãos elegíveis a vacinarem-se contra a gripe sazonal e COVID-19. A modalidade casa aberta, que dispensa marcação, está disponível para maiores de 60 anos.

O objetivo último do “Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023” é proteger a saúde de todos, minimizando a ocorrência de casos de infeções respiratórias agudas, a necessidade de recurso aos vários níveis de cuidados de saúde, a perda de produtividade, as hospitalizações e as mortes. Para isso, é fundamental assegurar o normal funcionamento dos serviços e a capacidade de resposta a todas as situações de doença, bem como reforçar as atividades de promoção da saúde e a comunicação efetiva com a população.

8 de dezembro de 2022