Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
1º Congresso de Intervenção Precoce no Alentejo

1º Congresso Intervenção Precoce

Decorreu nos dias 31 de maio e 1 de junho, em Évora, o 1º Congresso de Intervenção Precoce no Alentejo, promovido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Este evento, onde estiveram presentes mais de 350 participantes, teve como objetivo assinalar os 10 anos de Rede de Intervenção Precoce no Alentejo e ser um espaço de troca de experiências, tendo em vista uma melhor resposta às problemáticas das crianças e respetivas famílias.

Durante estes dois dias foram abordadas as parcerias: a sua, importância e contributo dosSessão abertura Congresso Intervenção Precoce vários parceiros na construção desta rede. Ficou demonstrado que as relações de proximidade dos serviços, assim como a sua adequada articulação promovem ganhos significativos nos resultados quer ao nível da rentabilização de recursos existentes, quer ao nível de benefícios sociais a longo prazo.

Foi dado ênfase à importância que teve o Decreto-Lei nº 281/2009, que criou o Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância e que permitiu uniformizar o trabalho das diferentes Equipas Locais de Intervenção a nível nacional.

Foi realçada a importância de intervir nas idades cadPlateia Congresso Intervenção Precocea vez mais precoces, pois fará toda a diferença na qualidade de vida das crianças e no que se tornarão enquanto adultos. Quanto mais cedo se intervir na família destas crianças e quanto mais cedo a capacitar para lidar com a “criança diferente “, mais rapidamente são alcançados os objetivos da Rede.

Neste congresso foram ainda abordados aspetos relacionados com as dinâmicas das equipas no que diz respeito à organização, à formação e à investigação.

No dia 1 de junho,Sessão de encerramento Congresso Inetrvenção Precoce dia mundial da criança, esteve presente no Congresso o Diretor Geral da Saúde, Dr. Francisco George, onde apresentou a revisão do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, o qual presidiu a esta cerimónia.