Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
 

1º Curso Nedo de Endocrinologia por teleformaçãoNo dia 7 de Outubro, realizou-se o 1º Curso Nedo de Endocrinologia por teleformação, emitido a partir do Hospital de Évora em simultâneo para os restantes hospitais do Alentejo (Beja, Elvas, Santiago do Cacém e Portalegre) e para um Centro de Saúde de cada distrito, nomeadamente, para os Centros de Saúde de Almodôvar, Marvão, Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal.

Este curso, que teve a duração de 5 horas, contou com a presença da equipa do Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade e teve como prelectores, entre outros, o Prof. Alberto Galvão Teles, o Dr. Joaquim Garcia e Costa, a Dra. Teresa Dias e o Dr. João Vilela Gonçalves.

Esta iniciativa abrangeu cerca de 50 profissionais de saúde, numa região onde não existem especialistas na área da endocrinologia nos serviços do SNS.

A sessão de teleformação realizada por ponto-multiponto, só foi possível através do investimento realizado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., no âmbito do Programa de Telemedicina do Alentejo. Com a aquisição de novos equipamentos passou a ser possível a teleformação de um local para vários locais em simultâneo.

Este tipo de iniciativas tem como mais valias, por um lado, a redução dos custos associados, dado evitar a deslocação dos profissionais. Por outro lado, a excelente qualidade das apresentações em muito irão contribuir para uma melhor prestação dos cuidados de saúde, tanto no diagnóstico como no tratamento dos cidadãos alentejanos com esta sintomatologia.