Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
2º Encontro de Médicos Internos do Alentejo reúne perto de duas centenas de profissionais
​Decorreu nos dias 1 e 2 de outubro, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, o 2º Encontro de Médicos Internos do Alentejo promovido pela Comissão Regional de Internato Médico do Alentejo (CRIM A), em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA)  e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, reunindo um total 160 médicos, dos quais 126 médicos internos e 34 Orientadores de Formação/ Diretores de Internato.
 
A sessão de abertura contou com as intervenções do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa, do Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Dr. Álvaro Beijinha, do Presidente do Conselho Diretivo da ARSA, Dr. José Robalo e da Represente dos Médicos Internos pela CRIM A, Dr.ª Beatriz Mourato.
Foi unanimemente manifestada a vontade de acolher e incentivar os médicos Internos a fixarem-se no Alentejo, pelas oportunidades profissionais únicas que os quatro distritos de Saúde da Região têm a capacidade de promover, como também pela excelente qualidade de vida de que podem usufruir e que é transversal a todo o Alentejo.
 
Esteve presente em representação da Ordem dos Médicos da região sul, o Dr. Álvaro Almeida, assim como com o Presidente do CNIM – Conselho Nacional do Internato Médico, Dr. João Paulo Farias.
 
Como resultado da seleção feita pelo júri desta iniciativa foram apresentadas 15 comunicações livres na sua maioria por médicos da especialidade de cirurgia e de ortopedia e também por médicos internos do ano comum, adicionalmente promoveu-se a exposição de 20 posteres subordinados a diferentes temáticas de saúde, que esteve patente nos dois dias desta iniciativa no átrio principal do auditório António Chainho.
O primeiro dia teve ainda a participação do Juiz Conselheiro, Dr. Laborinho Lúcio, com a conferência, subordinada ao tema “Cidadania e Saúde”, tendo arrecadado da audiência muitos aplausos.
 
Seguiu-se a conferência proferida pela Prof.ª Doutora Helena Rebelo de Andrade, Investigadora Auxiliar do INSA, que falou sobre o Diagnóstico Laboratorial das Infeções Víricas, contributos para a clinica. Por fim o último convidado do dia, Diretor do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, Prof. Doutor Artur Paiva, estabeleceu um diálogo educativo com os presentes, através do tema “Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos”.
 
O segundo dia foi dedicado a uma ação de formação sobre ”Princípios Fundamentais da Utilização dos Antibióticos. Nesta formação estiveram presentes 98 médicos internos.
 
Esta iniciativa teve o patrocínio da Galp Energia - Refinaria de Sines e o apoio institucional das câmaras municipais de Santiago do Cacém, Sines, Grândola, Ferreira do Alentejo e Elvas.