Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
2.ª Recriação Histórica da Feira do Monte no Litoral Alentejano - recriação de um consultório médico dos anos 50 Séc. XX

No âmbito da parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém (SCMSC) na implementação do Plano Local de Saúde, a Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral/ULSLA foi convidada a participar na 2.ª Recriação Histórica da Feira do Monte organizada pela SCMSC, que decorreu no Lar de Santa Maria nos dias 27 e 28 de setembro.


Foi recriado um consultório de época com materiais e objetos do Núcleo Museológico da ULSLA.
A manifestação de agrado dos visitantes refletiu-se na partilha de memórias e histórias do passado quanto a experiências e vivências representadas pelos objetos expostos.
A participação da ULSLA nesta atividade teve como objetivo a promoção da memória histórica e da identidade sociocultural através da promoção e educação para a saúde.


Através da recriação histórica de um consultório médico de época, pretendeu-se espelhar a realidade da prestação de cuidados de saúde à comunidade de Santiago do Cacém referente à primeira metade do séc. XX e divulgar aspetos históricos de saúde pública e enfermagem, evidenciando a evolução que sofreu até chegarmos aos dias de hoje.


Há 100 anos, os cuidados de saúde da população de Santiago do Cacém e arredores eram muito deficitários. Existiam poucos médicos e enfermeiros, e o Hospital do Conde Bracial e alguns médicos de família asseguravam as respostas às necessidades de saúde das populações. Os consultórios particulares e os médicos que iam a casa dos doentes eram prática largamente exercida na época e quase até aos anos 70 do séc. XX.
Só com a criação dos Centros de Saúde, na Reforma de Arnaldo Sampaio em 1971, o Serviço Médico à Periferia a partir de 1975 e finalmente com a fundação do Serviço Nacional de Saúde em 1979, os Serviços Públicos de Saúde começaram a prestar uma assistência estruturada às populações.