6ª Edição do Desafio pela Saúde coloca Évora em movimento com a participação da ARS Alentejo

A edição de 2018 colocou Évora, durante o fim-de-semana de 13 a 15 de abril, em constante movimento, oferecendo aos seus visitantes diversas atividades pela cidade, tendo como foco a Praça do Giraldo, a Arena d’Évora, o Complexo Desportivo de Évora, bem como as Piscinas Municipais da cidade.

O Desafio pela Saúde começou com uma Concentração matinal da Caminhada das Escolas – Serpente PapaLéguas, cujo número de participantes foi 1.800 pessoas, dos quais alunos, professores, auxiliares e pais que decidiram percorrer a cidade de Évora.
A manhã continuou com uma série de Aulas Desafio que decorreram em diferentes espaços de instituições da cidade de Évora.

O auditório da Escola André de Gouveia, no primeiro dia do Desafio, contou com a presença de Ricardo Cabral – Ironman – e Raquel Cabaço – Atleta de Atletismo – numa palestra a quatro turmas de desporto (70 alunos no total) que retratava “O Desporto como um desafio de vida”. Óscar Tojo, Técnico na divisão de desporto na Câmara Municipal de Évora e professor na Faculdade de Motricidade Humana foi o moderador desta conferência, onde os convidados passaram o seu testemunho para a plateia sobre a sua experiência adquirida, tendo o desporto como base no seu estilo de vida.

Para além desta conferência, a Sala dos Leões acolheu a Nutricionista do Hospital do Espírito Santo de Évora, Vera Costa, que reforçou a importância do tema “Mitos e Alimentação Saudável”, numa sessão aberta a todos cujo tema interessasse.
Apesar de ser início de fim-de-semana, Évora não deu descanso aos participantes saudáveis e, prova disso, foi a atividade “Kalorias CDE Trail” no Complexo Desportivo que recebeu 80 pessoas dispostas a uma boa prova noturna cheia de obstáculos a ultrapassar.

Tanto na sexta-feira como no sábado, dias 13 e 14 respetivamente, a Praça do Giraldo foi palco da Feira da Saúde e Atividade Física, abordando os Programas de Rastreios da ARS Alentejo e a Campanha SNS+Proximidade, cuja última oferecia a possibilidade de ajudar os visitantes a realizar a sua inscrição em tempo real no Portal do Utente do Serviço Nacional de Saúde, bem como receber todas as informações acerca da marcação de consultas médicas online e da possibilidade de receber receitas médicas sem ser em papel.

De forma a pensar sempre no bem-estar saudável da população, os dois dias ofereceram também atividades desportivas nas Piscinas Municipais da cidade de Évora, onde participaram 234 pessoas. O Complexo Desportivo também contou com diversas atividades nos dias 13 e 15 de abril.

A Estafeta pela Saúde, realizada pelo segundo ano consecutivo, com o apoio do Plano Local de Saúde de Évora (PLS), teve início na manhã de sábado. A prova que contemplou três percursos (de, aproximadamente, 50km cada) teve início em três freguesias rurais do Concelho de Évora: Nossa Senhora da Graça do Divor, Nossa Senhora de Machede e Vendinha. A corrida pelo Plano Local de Saúde contou com 110 participantes.
Nada melhor que aproveitar o dia ao máximo e, por essa razão, a cidade alentejana contou com uma caminhada e um Passeio de BTT pelo domingo de manhã, último dia deste grande Desafio pela Saúde.

A Arena d’Évora recebeu, durante todo o fim-de-semana torneios e treinos, onde o foco foi a Saúde e a Atividade Física. O 3º EvoraCup, de Ginástica Artística, com organização dos Salesianos e da CM de Évora, decorreu na noite de sexta, reunindo 275 atletas.

Este ano a 6ª edição do Desafio pela Saúde voltou a contar com a união de distintas entidades que se juntaram para oferecer aos seus visitantes, durante um fim-de-semana, um tempo passado em qualidade. A Câmara Municipal de Évora em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), o Hospital do Espírito Santo - EPE, o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES Central), a Unidade de Cuidados na Comunidade, a Universidade de Évora (pelo Departamento de Desporto e Escola Superior de Enfermagem São João de Deus), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), mantiveram-se unidas, à semelhança das edições anteriores, com o Ayuntamiento de Mérida. Évora não teve descanso durante todo o fim-de-semana, adaptando um estilo de vida saudável nestes três dias intensos de abril.