80 jovens Médicos Internos oriundos de todo o país participaram na ULSLA no Curso de Introdução à Clínica

Nos passados dias 4, 5 e 6 de fevereiro decorreu, no auditório do Hospital do Litoral Alentejano, o Curso de Introdução à Clínica para Médicos Internos de Formação Geral.

O curso, que contou com a participação de cerca de 80 jovens médicos oriundos de todo o território nacional, teve como principal objetivo transmitir conhecimentos relativos às patologias mais frequentes no dia-a-dia clínico, tanto na área médica como na área cirúrgica, com o intuito de aumentar a confiança e capacidade destes médicos em colaborar nos Serviços onde realizam estágio, aumentando assim a sua aprendizagem e o seu conhecimento.

Este foi também um momento em que jovens médicos de outros hospitais e localidades ficaram a conhecer não só as instalações, mas também profissionais e a qualidade da prática clínica na ULSLA, prestigiada pela qualidade de formativa dos seus internos. O curso foi ministrado por médicos internos das especialidades de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ortopedia e Saúde Pública da ULSLA, bem como alguns médicos assistentes hospitalares.

O curso, organizado pela Comissão de Internos do Hospital do Litoral Alentejano, recebeu o apoio da Direção do Internato Médico e do Conselho de Administração da ULSLA, sem o qual a sua organização não seria possível e cujo apoio será imprescindível para o desenvolvimento desta atividade em edições futuras.

No dia 7 de fevereiro, alguns participantes do curso geral, juntamente com outros profissionais da ULSLA, receberam formação em Suporte Básico de Vida com DAE, ministrado e certificado pela entidade formativa Alento, aumentando assim a capacidade de resposta em situações emergentes dos profissionais desta instituição.
A Comissão Organizadora, tendo recebido um excelente feedback por parte dos formandos, almeja que este curso possa afirmar-se a nível nacional como uma referência na formação pós-graduada inicial dos médicos recém-graduados, com o desenvolvimento e crescimento do curso em edições futuras.