Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
A ULSLA comemorou o Dia Mundial da Alimentação 2018

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano comemorou o Dia Mundial da Alimentação 2018 distribuindo o folheto “Festas de aniversário em contexto escolar – recomendações para o pré-escolar e 1º ciclo”, nos 5 concelhos do Litoral Alentejano.
Este dia mundial comemora-se a 16 de outubro, desde 1979, para assinalar o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, e pretende:
     - “Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
     - Alertar para o flagelo da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
     - Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
     - Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
     - Encorajar a participação da população rural na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.”

O tema deste ano é “#ZeroHunger world by 2030 is possible“ (Zero Fome no mundo é possível até 2030). Ao contrário desta preocupação mundial, o problema de muitas das nossas crianças é o excesso de peso e a obesidade.
Neste contexto, na sequência de uma necessidade identificada pela equipa de Saúde Escolar de Santiago do Cacém, sentida também nos outros concelhos, foi elaborado, pelos dietistas do Hospital do Litoral Alentejano, equipas de Saúde Escolar/UCCs locais, USP Alentejo Litoral e Comunicação da ULSLA, o folheto “Festas de aniversário em contexto escolar – recomendações para o pré-escolar e 1º ciclo”, com o obetivo de recomendar festas de aniversário e outras comemorações em meio escolar, sem que os alimentos menos saudáveis (doces, salgados, refrigerantes, …) sejam o centro das atenções, sugerindo alternativas mais saudáveis.
A sua distribuição será integrada nas ações de promoção da literacia em saúde sobre alimentação saudável, programadas para o dia 16 e até ao final de outubro com a comunidade educativa do Litoral Alentejano.
“As nossas ações são o nosso futuro”!