Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
A prevenção e a deteção precoce são um dos caminhos para nos mantermos saudáveis!
A infeção associada ao Vírus do Papiloma Humano (HPV) é uma das infeções de transmissão sexual mais frequente a nível mundial, na maioria das vezes surge sem apresentar sintomas e o organismo consegue eliminá-lo espontaneamente.  

Ainda assim, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar vários cancros e doenças genitais tanto em mulheres como em homens.  


 

O vírus do papiloma humano engloba mais de 200 vírus relacionados. Os tipos de HPV transmitidos sexualmente enquadram-se assim em duas categorias:  

  • HPV de baixo risco: não causam cancro, mas podem causar verrugas nos órgãos genitais e ânus (os tipos 6 e 11 do HPV são os mais frequentes);  
  • HPV de alto risco: podem causar cancro (cerca de 12 tipos de HPV de alto risco foram identificados, de entre os quais, os tipos 16 e 18 do HPV). 

     

    A sua prevenção pode ser realizada de diversas formas das quais se salienta:  
  • utilização do preservativo;  
  • de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, aos 10 anos, 2 doses da vacina do HPV (com intervalos de 6 meses) contra infeções pelo HPV de 9 genótipos (HPV9) e/ou consoante recomendação médica; 
  • realização de exame ginecológico/ teste a HPV- DNA (rastreio do cancro do colo do útero). 

     

    A quem se destina este Programa de Rastreio?   

    A mulheres que já tenham iniciado a sua atividade sexual com idade igual ou superior a 25 anos e igual ou inferior a 60 anos.  

     

    No que consiste o Rastreio do Cancro do Colo do Útero (RCCU)?   

    Na realização de uma citologia em meio líquido de 5 em 5 anos. Este teste consiste numa colheita vaginal para pesquisa de ácidos nucleicos, dos serotipos oncogénicos, do Vírus do Papiloma Humano (HPV).  

    Este rastreio realiza-se no seu centro de saúde, no caso do resultado ser positivo a utente será encaminhada para consulta de patologia cervical do seu hospital de referência.   

     

    Vimos assim convidar-vos a participar dia 24 de maio de 2022 pelas 14 horas nas instalações do Centro de Saúde de Barrancos para uma sessão de esclarecimento sobre a importância da realização deste rastreio. 


  • À conversa com…  

@Enf.ª Jesus Caeiro 

@Enf.ª Maria Franco  

                                                                                           … Esperamos por si! ​

​​