Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ACES Alentejo Central vacina no distrito de Évora

O agrupamento de Centros do Alentejo Central iniciou no dia 29 de dezembro de 2020 a vacinação contra a Covid-19, aos profissionais de saúde, considerados prioritários, que abrange os profissionais que desenvolvem a sua atividade em áreas dedicadas a doentes respiratórios (ADR), medicina dentária, unidade de saúde pública e unidades de cuidados na comunidade e na prestação de cuidados domiciliários. 
 
No dia 5 de janeiro de 2021 deu-se início à vacinação nos ERPI’s dos concelhos de risco extremamente elevado (Mora, Mourão, Viana do Alentejo) e risco muito elevado (Évora), tendo sido vacinados um total de 607 utentes (356 utentes/residentes e 251 profissionais). 
 
Por orientações superiores, no decorrer desta semana deu-se continuidade nos ERPI’s dos concelhos prioritários (Évora, Borba, Arraiolos, Portel e Vendas Novas), vacinando nos concelhos de maior incidência para o seguinte, e em cada concelho da maior para a menor instituição. Teve-se em conta a indicação da Unidade de Saúde Pública relativamente aos ERPI’s com surtos ativos, por estes não estarem incluídos na vacinação, procedeu-se à vacinação nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Montemor, Vila Viçosa, Redondo, Estremoz e Alandroal.
 

O ACES Alentejo Central irá vacinar, entre os dias 12 e 15 de janeiro, cerca de 2500 utentes e funcionários de ERPIs e lares residenciais, a pessoas institucionalizadas, em Évora na Cercidiana, na Associação de Reabilitação Apoio e Solidariedade Social, na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), nas suas residências autónomas da APPADCM e em Borba no Centro de Apoio à Deficiência Luís da Silva. O que vai implicar uma grande articulação e logística a nível de recursos de profissionais de saúde, bem como da segurança social, autarquias, proteção civil, diretores técnicos dos ERPI’s, entre outros. 

Apela-se ao respeito pelas normas a adotar pela DGS, com toda a colaboração dos profissionais de saúde.
·      Use Máscara
·      Lave as mãos
·      Cumpra a etiqueta respiratória
·      Cumpra o distanciamento social