Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS Alentejo participa em aula aberta sobre a temática TABACO, SAÚDE e RENDIMENTO DESPORTIVO

No dia 18 de maio, integrado na unidade curricular de Bases Fisiológicas da Atividade Física, o Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, a Universidade Saudável, a Escola Superior de Enfermagem São João de Deus e o Programa Regional de Prevenção e Controlo do Tabagismo promoveram uma aula aberta intitulada “TABACO, SAÚDE e RENDIMENTO DESPORTIVO, um seminário que contou com um debate de extrema importância sobre o tabaco e seus malefícios tanto na saúde como no rendimento desportivo.


Esta atividade surge no âmbito de um primeiro seminário que se desenvolveu na Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, com a interação dos parceiros presentes nesta aula aberta e do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central.
Visto este tema ser uma problemática constante e permanente na sociedade, nomeadamente junto da sociedade estudantil, considerou–se que seria pertinente integrá-la numa unidade curricular de alunos que possivelmente no futuro, enquanto profissionais (ciências do desporto e reabilitação psicomotora), poderão vir a lidar com problemáticas relacionadas com o tabagismo.


Esta aula aberta teve como objetivo principal dar a conhecer os malefícios do tabagismo.
Foi feita uma abordagem inicial sobre os conceitos históricos do tabaco nomeadamente as suas componentes curativas, influências a nível de idade, emancipação do género e político-sociais.
Depois de feita uma resenha histórica, abordou-se o que é o tabaco e o porquê de ser nocivo para a saúde, tendo sido feita uma análise sobre causa-efeito. Debateu-se a epidemia do tabaco a nível mundial, bem como os compromissos e metas a atingir da Organização Mundial da Saúde, tendo sido discutida a prevalência do tabagismo também a nível nacional.


No que diz respeito ao tabaco e ao rendimento desportivo, abordaram-se diferentes artigos ciêntíficos em que existe uma clara afetação, de componente negativa, do metabolismo (VO2max, FEFmax, carboxihemoglobina, entre outros), percentagem e área total das fibras musculares, tensão arterial diastólica e resistência cardiovascular.


Por fim, concluiu-se, mostrando os benefícios quer a curto quer a longo prazo do abandono do tabaco, que nunca é tarde para deixar de fumar.