Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS Alentejo promove encontro sobre SNS+Proximidade – Cuidar em Casa
Teve lugar no passado dia 27 de fevereiro no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo a apresentação dos projetos implementados na região Alentejo, no âmbito do SNS+proximidade - Cuidar em Casa, bem como a apresentação e assinatura do Consórcio “Alentejo Living Lab”.
 
O projeto SNS+Proximidade é um programa de modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que visa promover a integração dos cuidados de saúde colocando os cidadãos e os seus percursos de vida no centro do sistema de saúde.
 
No período da manhã foram apresentados 5 projetos tendo como comentador o Professor Doutor Manuel Lopes.
 
- Cuidados para pessoas com múltiplos problemas de saúde, da USF Foral do ACES AC;
- Follow-up + Saúde da ULSNA;
- Utilizadores frequentes do SU - a gestão de caso como modelo de intervenção da ULSLA;
- Beja + da ULSBA;
- ECCI 24 da UCC, ACES AC.
 
A Administração Regional de Saúde do Alentejo pretendeu com este encontro fomentar o envolvimento das organizações, através da partilha de alguns dos projetos em curso na sua área de influência, de forma a promover novas estratégias que aperfeiçoem as respostas às necessidades de saúde da nossa população.
 
Durante a tarde, foi apresentado o projeto “Alentejo Living lab”(consórcio) da Universidade de Évora pelo Professor Doutor Manuel Lopes, que consiste num ecossistema de inovação aberta que congrega as forças vivas da região e os utilizadores finais como parceiros, constitui-se como um argumento decisivo para a promoção do desenvolvimento, pela atração que tal gera junto de empresas e investigadores.
 
O “Alentejo Living lab”/ consórcio tem como objetivos principais definir e implementar agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social, incluindo processos de internacionalização da capacidade científica e tecnológica nacional, em área(s) de intervenção relevante(s), o estimulo ao emprego científico e a realização de atividades de I&D que potenciem o reforço de sinergias com instituições de ensino superior, designadamente no âmbito de programas de formação especializada, profissional ou avançada em estreita colaboração com parceiros sociais e económicos.
 
Seguiu-se a assinatura do consórcio Living Lab, que tem como parceiros, a Universidade de Évora, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo de Évora, a Associação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a União Distrital das IPSS, a Santa Casa da Misericórdia de Évora, a Decsis, a Glintt e a MEDICEUS.
 
Na última parte do encontro o presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, Dr. José Robalo, abordou a temática do Desenvolvimento estratégico do SNS+Proximidade no Alentejo, finalizando-se a sessão com a intervenção de Sua Excelência, o Ministro da Saúde, Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes.