ARS do Alentejo presente na Feira da Saúde de Portalegre

Feira da Saúde de Portalegre 1

A ARS do Alentejo esteve presente na Feira da Saúde, que decorreu em Portalegre nos dias 14 e 15 de junho.

Nesta Feira, que se realizou no Jardim da Avenida da Liberdade (Jardim do tarro), a ARS Alentejo dispôs de um espaço, onde deu a conhecer a todos os visitantes alguns dos serviços que tem ao dispor da população do Alentejo.

Foi organizado um programa em que partFeira da Saúde de Portalegre 2iciparam as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) AMMAYA, de Portalegre; A CASTANHA, de Elvas; UCC Redondo, o Departamento de Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Alentejo (DACESBA), e o Serviço de Obstetrícia do Hospital Doutor José Maria Grande (HDJMG), de Portalegre.

As UCC deram a conhecer as atividades desenvolvidas por estaFeira da Saúde de Portalegre 3s equipas ao longo da sua existência, e trataram temas diversos, dos quais se destacam a alimentação, estilos de vida saudáveis e envelhecimento ativo. O DACESBA e o Serviço de Obstetrícia do HDJMG estiveram presentes com atividades relacionadas com a gravidez, pré natal e pós natal.

Para além da ARS do Alentejo, estiveram presentes nesta Feira as seguintes entidades: Escola Superior de Saúde Portalegre,  Elcos –  Sociedade de Feridas, Minisom, Ótica Reis, Clínica Cerprus, Etaproni – Escola Tecnológica Artística e Profissional de Nisa, Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Portalegre), Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portalegre, VivaFit – Ginásio Feminino, APPACDM de Portalegre, CERCI de Portalegre, Fundação Renal Portuguesa (Delegação de Portalegre), Gasin - Gases Industriais e Dadores Benévolos de Sangue (Delegação de Portalegre).

Paralelamente, no dia 15 de junho, no auditório da Câmara Municipal, decorreu umevento científico subordinado ao tema “Estrutura dos Cuidados de Saúde noSessão de abertura Alentejo: Um debate organizacional”.

Este evento promovido pela ARS Alentejo e a Escola Superior de Saúde de Portalegre, contou com a presença de cerca de 150 participantes, e teve como objetivo ser um espaço de debate sobre a reforma dos cuidados de saúde no Alentejo e sobre a visão estratégica de saúde para o Alentejo.

Painel "A reforma dos Cuidados de Saúde"

A sessão da manhã foi dedicada à reforma dos cuidados de saúde primários, hospitalares e à integração vertical dos cuidados de saúde, e teve como preletores a Enfª Cristina Correia (Grupo técnico para o desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários), o Dr. Mendes Ribeiro (Grupo técnico para a Reforma Hospitalar) e a Dra. Patrícia Marques (Grupo técnico para a Integração Vertical dos Cuidados de Saúde).

Painel "A visão dos prestadores"

No período da tarde foi dada a visão dos prestadores pelo Director Executivo do ACES Alentejo Litoral, Dr. Paulo Espiga, pelo Diretor Clínico do Hospital de Évora, Dr. Manuel Carvalho e pelas Presidentes dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde do Alentejo, Dra. Dorinda Calha, do Norte Alentejano, e Dra. Margarida Silveira, do Baixo Alentejo.

Sessão de encerramento

Antes do encerramento, o presidente da ARS Alentejo, Dr. José Robalo falou sobre a visão estratégica de saúde para o Alentejo.
Este evento contou com uma plateia atenta e interessada, que partilhou ideias e experiências, discutiu os problemas e propôs soluções, com o objetivo de melhoria contínua da Saúde no Alentejo.