Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS do Alentejo recebe prémio da Organização Mundial de Saúde

Prémio OMS Intervenção Precoce

A Administração Regional de Saúde do Alentejo recebeu, no passado dia 20 de Maio, em Genebra, o Prémio da Fundação dos Emirados Árabes Unidos para a Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), atribuído ao Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo.
O Prémio da Fundação dos Emirados Árabes Unidos para a Saúde, que é atribuído a pessoas, instituições ou organizações não governamentais que tenham contribuído de forma excepcional para o desenvolvimento na área da Saúde, foi entregue no Palácio das Nações, em Genebra, no decurso da sexagésima terceira Assembleia Mundial da Saúde.

O programa, assente numa parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e da Solidariedade, e destes com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou entidades equiparadas, legalmente definidas como entidades de suporte das equipas de Intervenção Precoce, foi implementado no Alentejo a partir do ano 2000 e tem como principal objectivo assegurar condições de desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos de idade, com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento e suas famílias. Este apoio é prestado nos contextos naturais de vida das crianças e envolve activamente os principais prestadores de cuidados, como potenciadores das suas capacidades desenvolvimentais, de forma a promover uma plena inclusão social.               

Na opinião da Coordenadora Regional do Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo, Dra. Cristina Miranda, esta distinção é muito importante pela visibilidade pública que proporciona ao Programa, o que irá contribuir para a sua sustentabilidade futura, bem como pelo permitir destacar que os bons resultados alcançados só foram possíveis pelo envolvimento de toda a comunidade e das famílias e pela dedicação dos técnicos envolvidos – só deste modo se consegue verdadeiramente prevenir / minimizar os problemas das crianças, para lhes proporcionar um crescimento mais equilibrado e um futuro mais saudável.