Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS do Alentejo cede 4 viaturas para a Intervenção Precoce na Infância

Cerimónia de cedência de 4 viaturas para a Intervenção PrecoceA ARS do Alentejo adquiriu 4 viaturas (carrinhas ligeiras de 5 lugares) que se destinam ao transporte dos técnicos, das crianças e das famílias do Programa de Intervenção Precoce na Infância do Alentejo. 

A cedência destas viaturas decorreu no dia 12 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no Anfiteatro do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, onde se procedeu à assinatura dos protocolos de cooperação interinstitucional e à entrega das viaturas às instituições de suporte onde estão localizadas as Equipas Locais de Intervenção (ELI):

- Sta. Casa da Misericórdia de Alandroal / ELI de Alandroal;
- Centro Infantil de Nossa Senhora do Carmo / ELI de Moura e Barrancos;
- Associação de Paralisia Cerebral de Odemira /ELI de Odemira;
- Sta. Casa da Misericórdia de Vila Viçosa / ELI de Vila Viçosa e Borba. 

A aquisição destas viaturas pela ARS do Alentejo foi co-financiada a 85% pela União Europeia (QREN), através do programa INAlentejo.

A Intervenção Precoce na Infância, destina-se a apoiar as crianças dos 0 – 6 anos com deficiência ou atraso grave de desenvolvimento e suas famílias. No Alentejo, a Rede da Intervenção Precoce na Infância desenvolveu-se a partir de 2001, foi crescendo de forma sustentável e no final de 2008 já assegurava a totalidade dos concelhos do Alentejo, embora com diferentes níveis de cobertura.
No final de 2012 essa cobertura era assegurada por 31 Equipas Locais de Intervenção (constituídas por educadoras de infância, terapeutas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais), apoiadas em 29 instituições de suporte (com acordo de cooperação) e em 217 parceiros (entidades / serviços da comunidade) e prestava apoio a 2353 crianças e suas famílias.

A “IP na Infância no Alentejo” foi distinguida, entre 93 projetos candidatados, com o 2.º Prémio das Boas Práticas em Saúde 2009, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).
Em 2010, a 20 de Maio, a Administração Regional de Saúde do Alentejo recebeu, em Genebra, o Prémio da Fundação dos Emirados Árabes Unidos para a Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS), atribuído ao Programa de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo.​​​