Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
A UCC de Viana do Alentejo presente no colóquio “Envelhecimento Ativo e Inclusão Social”

Colóquio Envelhecimento Ativo Viana do Alentejo

Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Alentejo (UCC) esteve presente no colóquio “Envelhecimento Ativo e Inclusão Social” organizado pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Viana do Alentejo – Programa Rede Social, que decorreu no dia 15 de outubro.

Assinalar a comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre gerações 2012 e da Focus Week Distrital de Luta Contra a Pobreza, incluídas na programação da semana sénior 2012 e ainda fazer demonstração de boas práticas de inclusão entre gerações, foram os grandes objetivos deste colóquio.

A UCC de Viana do Alentejo procurou transmitir à plateia que envelhecer é um processo natural e que faz parte do nosso percurso de vida. Contudo será importante, ter uma atitude mais preventiva da saúde e da autonomia, em que a prática da atividade física moderada e regular, uma alimentação saudável, o não fumar, o consumo moderado de álcool entre outros fatores são muito importantes para um envelhecer mais saudável e ativo.

Assim, a UCC deu a conhecer alguns dos projetos que está a desenvolver e que se pretende que sejam uma mais-valia em todo este processo do envelhecimento, nomeadamente, “Crescer com Peso Saudável”, “Na Boa sem Álcool”, “Para uma Vida sem Tabaco”, pois, “Prepara-se hoje a velhice que se quer ter amanhã” (Programa de Ação do AEEASG 2012).

A UCC salientou também o trabalho que desenvolve em parceria com a câmara municipal, no projeto, “Clube de Saúde Sénior”, onde realizou, entre outras atividades, sessões de educação para a saúde sobre os temas: “Alimentação saudável”, “Prevenção da Diabetes”, “Cuidados com o Calor” e “Cuidados com o Frio” de forma a sensibilizar estes utentes para a prevenção de algumas doenças e assim conseguirem viver a sua vida de uma forma mais saudável e ativa.

A UCC deu a ainda a saber que tem promovido junto destes utentes várias atividades intergeracionais que têm como grande objetivo desenvolver boas práticas e sensibilizar para uma mudança cultural, contribuindo assim para que existam pessoas idosas mais autónomas e que tenham intervenção na vida familiar, comunitária e social.