Abordagem Integrada da Insuficiência Cardíaca na ULSLA

No âmbito do projeto de Abordagem Integrada da Insuficiência Cardíaca na ULSLA tiveram lugar, no passado mês de novembro, dois dias de formação  dedicados  a este  tema, que decorreram respetivamente a 7 e 28 novembro.

Participaram maioritariamente Médicos e Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários, tendo sido apresentados os resultados parciais do trabalho da Equipa multidisciplinar da Insuficiência cardíaca na ULSLA, desde que foi implementada. Também foi feita uma apresentação resultante da análise de 5 anos dos doentes com o diagnóstico de IC no HLA, sensibilizando desta forma para a necessidade de se aumentar o diagnóstico.

Foram igualmente debatidas estratégias para otimização da comunicação entre o Hospital e os Cuidados de Saúde Primários de forma a melhorar a continuidade de cuidados a este grupo de doentes.

Contou com a participação da responsável da Interligação Cuidados de Saúde Primários da ACES de Palmela com a UNIICA (Unidade de IC do Hospital de Setúbal) que falou da sua experiência, dificuldades, forma de organização. Houve também várias apresentações sobre o trabalho desenvolvido no Internamento de Medicina, Consulta de IC e Cuidados de Saúde Primários do qual foi exemplo a tele-monitorização, temas estes apresentados por Enfermeiros das várias valências.