Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Acesso aos Cuidados de Saúde da População Migrante na Região Alentejo debatidos na CCDRA em Évora


Realizaram-se, no dia 17 de outubro, as Jornadas “Acesso aos Cuidados de Saúde da População Migrante”, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, organizadas pela ARS Alentejo.
Estas Jornadas pretenderam ser um espaço de partilha e debate sobre a realidade local e nacional.

Estas jornadas tiveram como finalidade a reflexão conjunta sobre a garantia da equidade no acesso e utilização da população migrante aos serviços de saúde.


Contando com a participação de especialistas nacionais e regionais foram debatidas questões relativas ao estado de Saúde destas populações, possibilitando desmistificar algumas questões associadas ao fenómeno migratório.
O acesso à Saúde foi o aspeto central destas Jornadas tendo sido exploradas as dificuldades e potencialidades do SNS, face ao crescente número de migrantes em Portugal e no Alentejo em particular, encontrando-se estes em diferentes situações – refugiados, migrantes regulares, migrantes irregulares, entre outros.


A questão dos refugiados foi alvo de uma atenção especial, tendo as Jornadas a participação de Entidades que os apoiam, bem como dos próprios migrantes.
Foi um dia de trabalho intenso e gratificante.

 

Solidariedade Migrante - Saúde sem Barreiras
https://www.youtube.com/watch?v=cLdsQFIwiZo

 

DIÁSPORA: Histórias de refugiados sírios em Florianópolis
https://www.youtube.com/watch?v=zORIl7zpNsM

 

FLUXOGRAMA ACESSO Á SAÚDE.pdfFLUXOGRAMA ACESSO Á SAÚDE