Linha do SNS 24 atendeu mais de mil chamadas num mês.
A Linha de Aconselhamento Psicológico SNS 24 em inglês atendeu mais de mil pessoas num mês, serviço criado para dar resposta a cidadãos estrangeiros em Portugal.
De acordo com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o serviço em inglês, disponibilizado em 20 de abril, pretende dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, depressão e adaptação a situações de crise.
“Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, afirmou o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro.
Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa.
No último mês, entre 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.
A SPMS sublinha ainda que “o papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço”.
Fonte SNS