Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Acreditação da Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja

No passado dia 16 de novembro, a Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja completou o seu processo de (re)Acreditação do Departamento da Qualidade da Direção Geral da Saúde, atingindo o nível Bom.

 

Acreditação na área da saúde

A Acreditação na área da saúde é o reconhecimento formal por um organismo independente de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstram possuir processos que priorizam a segurança e qualidade no atendimento ao utente baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais vigentes.

A Direção-Geral da Saúde adotou o modelo de Acreditação da Agência de Calidad Sanitária de Andalucia e, atualmente, várias dezenas de unidades de saúde, dos Cuidados de Saúde Primários e hospitalares, estão acreditadas no nosso país.

 

1.º processo de Acreditação foi em 2014

A USF Alfa Beja iniciou o seu primeiro processo de Acreditação em 2014 e, desde então, foi introduzindo nas suas práticas novos procedimentos, dando resposta às exigências de qualidade definidas pelos vários standards do processo de acreditação.

A acreditação não é uma meta, mas um processo contínuo de planificação, implementação e reavaliação de procedimentos. A pandemia COVID-19 trouxe-nos múltiplas dificuldades, em especial de disponibilidade para manter este ciclo de melhoria.

 

Olhos no futuro

Em 2021 decidimos avançar para a re-Acreditação da unidade. Foi necessário rever tudo e reimplementar o que tinha sido interrompido com o COVID, ao mesmo tempo que se procurou envolver todos os profissionais da equipa no processo de certificação.

Celebramos o concluir desta etapa, com os olhos postos na próxima reavaliação em 2024.

 

Luís Coentro

 

Consulte a Resolução do Comité de Certificação – DGS


Fonte ULSBA