Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Actividades realizadas pela UCC de Borba em Outubro e início de Novembro

Unidade Móvel Borba

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Borba durante o mês de Outubro e início de Novembro, desenvolveu diversas actividades com a população, visando alertar e sensibilizar para os cuidados a ter com a saúde, promovendo assim, uma vida melhor e mais saudável.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de Outubro, realizou com a população do concelho algumas actividades com o objectivo de promover “alimentação saudável”:

No refeitório da escola EB2,3 de Borba decorreu uma exposição de trabalhos dos alunos do agrupamento. Com os alunos do 2º ciclo, em parceria com a escola, decorreu o “Lanche Saudável” que foi animado com canções alusivas ao tema.
Houve ainda oportunidade de trabalhar o tema com os alunos do 1º ciclo e jardins de infância do concelho, através da apresentação de um filme sobre alimentação saudável.
Foi preocupação da UCC de Borba, em parceria com a USF Quinta da Prata, efectuar acções de sensibilização junto da população adulta, que durante essa semana se dirigiu quer à Unidade Móvel, quer aos serviços da USF, onde foram distribuídos folhetos com conselhos relativos a uma alimentação saudável.

Para assinalar o DiCaminhada Borbaa da Terceira Idade, esta UCC, em parceria com a Associação Montes Claros, realizou, no dia 28 de Outubro, uma caminhada “À descoberta da albufeira”. Esta actividade foi seguida de uma acção de sensibilização para a importância do exercício físico, como uma forma de contribuir para o envelhecimento activo.

Foi ainda oportuno fazer a divulgação de folhetos alusivos à “Prevenção da Violência contra as PessoasIdosas”, alertando os presentes para este fenómeno, o que suscitou algum debate de ideias, fazendo-se alusão  sobretudo à solidão como flagelo dos tempos de hoje, não só em meio urbano, mas também, em meio rural.

Também o Dia Nacional para a Prevenção do Cancro da Mama não foi esquecido pela UCC de Borba e foi comemoraFoto Cancro Mamado junto dos alunos do agrupamento de escolas deste concelho, com o objectivo de alertar para a importância dos rastreios, e como é possível controlar situações de cancro de mama, quando este é detectado precocemente.

Esta acção foi complementada com os artigos que esta UCC publicou no jornal das Terras Brancas, dirigidos à população.

Ainda neste âmbito, e com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a UCC de Borba, aproveitando a grande afluência à cidade da população das várias freguesias do concelho e até de outras terras, tendo em conta as comemorações já habituais da Feira dos Santos em Borba,levou a cabo no passado dia 1 de Novembro, uma acção comunitária.

Houve oportunidade de esclarecer algumas questões, para além de poder sensibilizar para:

- Factores de risco
- Detecção e sintomas
-Prevenção e detecção precoce do cancro
- Direitos gerais do doente oncológico