Alargamento de horário de atendimento e acesso direto aos MCDT's

No ACeS Alentejo Central, em concreto nos concelhos de Évora e Arraiolos, nas 5 Unidades de Saúde Familiar de Évora e na de Arraiolos, o horário de atendimento aos utentes, foi prolongado até às 22h nos dias úteis e até às 16h nos feriados e fins-de-semana, o que corresponde a mais duas horas por dia e por unidade.

Os utentes do Concelho de Évora têm ainda a possibilidade num único momento, de ter acesso à consulta e à realização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT's), ao deslocarem-se à sua Unidade de Saúde Familiar, seja em consulta agendada, seja por consulta aberta, têm acesso direto à realização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT's), protocolados com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE).

Através de uma plataforma informática, o médico prescreve os MCDT's e por sua vez o utente desloca-se ao Hospital, não necessitando passar pelo Serviço de Urgência como habitual, mas dirigindo-se diretamente ao serviço de imagiologia ou de patologia clínica, onde já terá os seus exames devidamente agendados.

Posteriormente o resultado dos exames é disponibilizado automaticamente ao respetivo médico de família.

A ARS Alentejo aconselha o recurso às unidades de cuidados de saúde primários, à linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24) para um contacto telefónico prévio que ajude o utente a decidir se deve deslocar-se à Unidade de Saúde ou ao hospital e, como última alternativa, o recurso direto à unidade hospitalar.

Para mais informação, deve consultar o site da ARS Alentejo em http://www.arsalentejo.min-saude.pt acerca dos horários de atendimento nas diferentes Unidade de Saúde da Região.