Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alcokart na Escola Secundária de Santiago do Cacém

No dia 4 de abril, realizou-se a iniciativa “Escola 3D” no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. A equipa de Saúde Escolar, conjuntamente com a Direção deste Agrupamento de Escolas, com as Professoras do PES (responsáveis pelos projetos de Promoção e Educação para a Saúde), com os parceiros CRI (Centro de Respostas Integradas) e GARE (Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária) desenvolveram atividades especificamente dirigidas aos alunos do 12º ano.


Através da utilização de diferentes metodologias, foram abordados temas, tais como a sexualidade, a prevenção de acidentes, as dependências; e uma sensibilização prática, através da utilização de um kart e de óculos especiais, para simular o efeito do álcool ou utilização de substâncias estupefacientes ou psicotrópicas na condução, o efeito do excesso de velocidade, da utilização indevida do telemóvel e do incumprimento das regras de trânsito e de segurança.


Com a aproximação das férias da Páscoa e das viagens de finalistas, o grande objetivo foi através de um trabalho global, intersectorial e sustentável de promoção da saúde e prevenção da doença/acidentes, promover os comportamentos seguros e competências específicas; ajudar na construção do processo de cidadania e literacia destes alunos; e reforçar a perspetiva da «saúde» em todas as políticas, como uma importante via para a realização individual e coletiva.


Estas atividades estão devidamente fundamentadas pelo Programa Nacional da Saúde Escolar, que incide não só no eixo da capacitação (por exemplo, na educação para os afetos e sexualidade; na prevenção do consumo de álcool e outras substâncias), como também no eixo do ambiente escolar e saúde, que entre outros, incide sobre a prevenção dos acidentes.


A equipa de Saúde Escolar agradece a todos os que permitiram o desenvolvimento destas atividade, em especial para a concretização da atividade do Alcokart.