Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo Central inaugura os primeiros Balcões SNS24
Decorreu no dia 14 de dezembro de 2022, a inauguração dos primeiros Balcões SNS24 no Alentejo Central. Estes novos serviços ficam disponiveís nas Juntas de Freguesia da Luz e de Granja, no concelho de Mourão, distrito de Évora, facilitando a acessibilidade da população aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde e de Telessaúde.

A inauguração dos Balcões decorreu na Junta de Freguesia da Luz com a demonstração de uma teleconsulta a um utente,em tempo real, e na Junta de Freguesia de Granja com a testagem de uma funcionalidade deste serviço digital, a atualização de dados de um utente desta freguesia.

Sucedeu-se a assinatura dos Protocolos de Colaboração pelo presidente do Conselho de Administração do SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E , Luís Goes Pinheiro, pela presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., Maria Filomena Mendes, e a pela diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Maria do Céu Canhão, cerimónia que decorreu nos paços do concelho de Mourão.  

A cerimónia  contou com a presença do presidente da Câmara Municipial de Mourão, João Fortes, e dos presidentes das Juntas de Freguesia da Luz, Sara Correia, e da Granja, Felizardo Aranha, e incluiu a assinatura dos Termos de Adesão ao projeto Balcão SNS24, pelos dois presidentes das Juntas de Freguesia.  

Os Balcões SNS24 vão permitir aumentar acessibilidade da população das Freguesias da Luz e da Granja a serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde e de Telessaúde. Estes serviços englobam a marcação de consultas, realização de teleconsultas, pedido de renovação de medicação crónica, emissão de Certificados relacionados com a COVID-19, pedido de isenção de taxas moderadoras, entre outros. A aproximação do SNS ao utente, através de um acesso facilitado ou mediado ao Balcão por profissionais das Juntas de Freguesia, evita deslocações aos centros urbanos ou sedes de concelho, numa região com uma dispersão geográfica da população muito grande, e ajuda os utentes a ultrapassar barreiras na utilização de meios digitais.  

No caso particular dos Balcões SNS24 das Juntas de Freguesia da Luz e da Granja, a ARS do Alentejo e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central disponibilizam uma médica de medicina geral e familiar que assegurará a melhor resposta aos pedidos formulados pelos utentes destas Juntas de Freguesia em áreas clínicas, onde se incluirá o serviço de teleconsulta. Trata-se de uma iniciativa inovadora e relevante e que permitirá aumentar a acessibilidade, proximidade e eficiência dos serviços clínicos de acordo com as necessidades dos utentes facilitando cada vez mais o acesso.

A estes dois balcões, juntam-se os Balcões SNS24 que inicaram funcionamento em agosto do corrente ano nas Juntas de Freguesia de Vale de Santiago, concelho de Odemira, e de S. Francisco da Serra, concelho de Santiago do Cacém, perfazendo 4 Balcões SNS24 disponíveis à população na região Alentejo.