Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo em Formação - Intervenção Breve para Deixar de Fumar


 

O Núcleo de Formação da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., organizou duas ações de formação sobre “Intervenção breve na cessação tabágica”, dirigidas a profissionais de saúde das Unidades Locais de Saúde do Alentejo.
A primeira iniciativa decorreu na Câmara Municipal de Grândola, no dia 21 de novembro de 2018, e destinou-se às Unidades Locais de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e do Baixo Alentejo (ULSBA).
A segunda ação teve lugar no Hospital Distrital de Portalegre, no dia 3 de dezembro de 2018, e abrangeu profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
A formação teve a duração de 7 horas (1 dia), em que foram abordados os malefícios para a saúde da nicotina, as abordagens mais simples para ajudar os fumadores a deixar a dependência do tabaco, e a terapêutica farmacológica existente para ajudar na cessação tabágica, a par de exercícios e casos práticos.
Estas iniciativas contaram com a colaboração da Direção-Geral da Saúde e da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo nas pessoas dos especialistas, Emília Martins Nunes, Médica Especialista em Saúde Pública, Diretora para a área da Prevenção e Controlo do Tabagismo (PNPCT), Assistente Graduada Sénior da Direção-Geral, e José Belo Vieira, licenciado em Medicina Geral e Familiar, Médico de Família na Unidade de Saúde Familiar Colina de Odivelas – ACES Loures Odivelas (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo).

No total, participaram 41 profissionais de saúde nos dois eventos.
Estas ações enquadram-se no âmbito do Programa de Prevenção e Controlo do Tabagismo e vêm dar resposta à necessidade de cada Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e Unidade de Saúde Familiar (USF) fazerem intervenção breve a todos os utentes fumadores.

Na região existem cerca de 40.000 fumadores com idade ≥ 15 anos, identificados entre os utentes inscritos e utilizadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A intervenção breve é a primeira linha de resposta aos fumadores para deixarem de fumar, existindo também uma consulta de cessação tabágica a nível de cada Unidade Local de Saúde (ULS) e no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC).