Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo promove Seminário da RedÉtica 2018

Em 22 de maio decorreu na Universidade de Évora o Seminário Primavera/Verão da RedÉtica – Alentejo 2018, subordinado ao tema “Ética e éticas, Política e políticas”. Este Seminário é promovido pelo grupo de trabalho dos Presidentes das Comissões de Ética da Região do Alentejo, das quais fazem parte nove instituições, ARS do Alentejo, o Instituto São João de Deus, a Universidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, a Unidade local de Saúde do Norte Alentejano, a Unidade local de Saúde do Baixo Alentejo, a Unidade local de Saúde do Litoral Alentejano, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja em colaboração com a RedÉtica. Este Seminário teve como finalidade a continuidade da promoção do debate e da reflexão Ética e Bioética.

 
O programa foi aliciante e contou com a participação de personalidades de referência nacional e internacional no domínio da Bioética, que nos honraram por se terem disponibilizado a aceitar o desafio que a Comissão Organizadora lhes lançou. Destacando-se a presença de Armando Ortiz Pommier, José Manuel Lage Calheiros, Sofia Guedes Vaz, Maria do Céu Patrão Neves.

Na sessão de abertura podemos contar com a presença da Reitora da Universidade de Évora Ana Costa Freitas , do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo,José Robalo, e de António Faria Vaz enquanto Presidente da RedÉtica.

A concretização deste evento esteve imbuída do espírito de cooperação inter-institucional, para além das próprias Comissões de Ética (CE), sendo devido também o registo da relevância do apoio dos diversos Conselhos de Administração das entidades envolvidas.

Este seminário foi um espaço de partilha de conhecimento, de experiências e de reflexão Ética e Bioética. De notar que todas as mesas contaram com moderadores que permitiram que o Seminário fluísse dentro dos tempos previstos e com oportunidade de um debate valioso.

Uma primeira mesa dedicada à Consultoria ética, em que os dois prelectores convidados, de um modo exímio trouxeram não só um momento histórico neste âmbito como também uma experiência internacional revestida de uma importância crucial e cujo comentário foi conduzido por Rui Rosado.

Uma 2.ª mesa dedicada Ética, ambiente e Saúde pública, onde pudemos ter duas intervenções  que versaram não só pela sua originalidade como também pela sua diversidade, e que foram amplamente comentadas por Alexandre Diniz, Director do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS  e por Cipriano Justo.

Por último, a 3.ª mesa versava sobre a Actualidade das CES/CE em Portugal contou com Maria do Céu Patrão Neves como comentadora. Nesta mesa abordou-se o Estatuto das CES e dos membros das CES, uma perspectiva de visibilidade vs acessibilidade das CES a nível de Portugal continental e a nível regional e as Competências éticas dos membros das CES.

Pela primeira vez, existiu a abertura à submissão de Posteres e foram atribuídos os respectivos primeiro, segundo e terceiro lugar.

No final do Seminário decorreu a habitual Assembleia Geral da Redética.