Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo promove o 1 Encontro Regional de Cuidados Paliativos da Região

Os Cuidados Paliativos são uma especialidade clínica onde intervêm médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros técnicos, em equipa interdisciplinar, e que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças muito graves, avançadas e progressivas e das suas famílias e cuidadores.


Com o objetivo de promover o compromisso de todo o Alentejo no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos na região, decorreu no passado dia 21 de junho o 1º ENCONTRO REGIONAL intitulado “ALENTEJO Cuida (nos) - Cuidados Paliativos na Região Alentejo, um Compromisso de Todos Nós”.
Este evento foi organizado pela Coordenação Regional de Cuidados Paliativos da ARS Alentejo, e dedicado a profissionais de saúde, a profissionais do ensino e educação e aos cidadãos em geral e contou com a colaboração de palestrantes convidados, nacionais e estrangeiros.


Teve uma elevada participação, quer na reunião da manhã onde estiveram presentes profissionais de todas as equipas de Cuidados Paliativos da região, quer no Encontro da tarde nas mesas redondas “Cuidados Paliativos na Continuidade dos Cuidados de Saúde” e “O Poder de Cidadania”. Foi apresentado o programa regional em curso, experiências concretizadas na área do Voluntariado e da Cidadania de Espanha e de Portugal, e dada voz aos profissionais, aos doentes e famílias e às Escolas Superiores de Ensino de Enfermagem do Alentejo.
O Encontro encerrou com um momento musical, precedido de uma cerimónia de assinatura de Protocolos de Colaboração entre o Ministério da Saúde e as três Escolas de Ensino Superior de Enfermagem da Região Alentejo, momento de grande significado, pois traduz o importante passo da introdução da disciplina obrigatória da Cuidados Paliativos no Ensino pré-Graduado na região já no ano letivo 2017-2018.


Em simultâneo na sala todos os presentes puderam também assinar uma Carta de Compromisso individual para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos na Região, momento de grande simbolismo.
!Cuidados Paliativos no Alentejo, um Compromisso de Todos Nós!