Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo reforça os cuidados na Oncologia e lança Rastreio do Cancro do Cólon e Recto

Saúde Positiva RCCR

A oncologia é a nível mundial uma das especialidades médicas com maior desenvolvimento, e devido aos avanços recentes no rastreio, diagnóstico, tratamento e reabilitação do doente oncológico, a sobrevida e a qualidade de vida dos doentes têm vindo a aumentar de forma progressiva e sustentada.

A prestação de cuidados de saúde na área oncológica organiza-se em rede e o Alentejo possui hoje as 3 principais armas terapêuticas para tratamento adequado do cancro: Cirurgia, Oncologia Médica e Radioterapia.

É com o objectivo de continuar a melhorar a rede regional de oncologia que a ARS Alentejo irá, no próximo dia 01 de Junho, promover a celebração de um Acordo de Colaboração entre todos os Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo, de maneira a promover a sua interligação e coordenação funcional (implementando as consultas multidisciplinares de decisão terapêutica em todos os Hospitais da região, por exemplo) no sentido de garantir um cuidado adequado, com eficiência, qualidade e rapidez no acesso aos utentes da região Alentejo.

Ainda durante a sessão do dia 01 de Junho, a qual decorrerá nas instalações da ARS Alentejo, edifício do Largo do Paraíso, em Évora, será lançado o Rastreio do Cancro do Cólon e Recto na região Alentejo. O cancro do cólon e recto é um dos tumores mais frequentes em Portugal e, especialmente, no Alentejo, tanto em homens como em mulheres, maioritariamente com idade acima dos 50 anos, estimando-se que em Portugal se percam, por dia, 10 vidas por esta doença.

O cancro do cólon e recto é uma doença prevenível, sendo a sua detecção precoce através de rastreios de base populacional o factor mais determinante para aumentar a probabilidade de cura e reduzir a mortalidade por este tipo de cancro. De acordo com o Center of Diseases Control, uma em cada três mortes poderia ser evitada se as pessoas com mais de 50 anos fossem vigiadas com regularidade.

Considerando esta evidência, a ARS Alentejo implementa, a partir do mês de Junho de 2011, o Rastreio do Cancro do Cólon e Recto que tem como objectivos gerais diminuir a mortalidade deste tipo de cancro, diminuir a incidência de cancro invasivo do cólon e recto, aumentar a sobrevida nos doentes identificados, contribuir para uma melhoria da qualidade de vida dos doentes tratados e garantir a prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento adequado dos doentes com esta patologia.

Este rastreio destina-se a utentes inscritos nos Centros de Saúde da região, com idade entre 50 e 70 anos, que não apresentem nenhum sinal ou sintoma de doença e que não estejam a ser vigiados por alguma doença do aparelho digestivo.

Referia-se ainda que o rastreio é gratuito para o utente e que as entidades envolvidas são os Agrupamentos de Centros de Saúde, as Unidades Locais de Saúde e os Hospitais da Região através das suas unidades de endoscopia – Gastrenterologia, Anatomia Patológica, Cirurgia, Oncologia.

Os utentes inseridos na faixa etária a rastrear vão receber uma carta convite e um folheto informativo acerca do rastreio e posteriormente um kit de rastreio, com as instruções de colheita e carta nominativa que o utente deve levar ao seu Centro de Saúde.

Ver mais