Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alentejo assina protocolos de constituição das Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância

Protocolo Intervenção Precoce

No dia 1 de Junho de 2011, pelas 11.00 horas, no Auditório da Direção Regional de Educação, em Évora, realizou-se o acto público de assinatura dos protocolos de constituição das Equipas Locais de Intervenção (ELI) do Alentejo, no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).

Os protocolos foram assinados, por parte da Administração Pública, pelos responsáveis  dos Centros Distritais de Beja, de Évora e Setúbal, do Instituto da Segurança Social, IP, da Direcção Regional de Educação do Alentejo e da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P, e, por parte dos parceiros, pelo respectivo Provedor da Misericórdia e/ou pelo Presidente da Direcção da Instituição Particular de Solidariedade Social.

O SNIPI é desenvolvido através da actuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, Ministério da Saúde e Ministério da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade, com vista a garantir condições de desenvolvimento das crianças com funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social, e a sua participação nas actividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso no desenvolvimento.

As ELI são equipas multidisciplinares, com base em parcerias institucionais que asseguram a nível local o acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da criança e da adequação do plano individual para cada criança. São constituídas por técnicos de serviço social, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, educadoras e enfermeiros.

No ano de 2010 o Programa Regional de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo actuou com 42 Equipas Locais de Intervenção, que cobriram todos os concelhos e apoiou 2368 crianças e suas famílias.

O Programa Regional de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo foi distinguido em 2010 com um Prémio da Organização Mundial de Saúde.