Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Aliança Portuguesa para a Preservação do Antibiótico

APAPA

No passado dia 18 de Novembro, dia em que se assinalou o Dia Europeu do Antibiótico, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) e o Grupo de Infecção e Sepsis (GIS), reuniram, no Palácio da Bolsa, no Porto, vinte entidades que assinaram a Aliança Portuguesa para a Preservação do Antibiótico (APAPA). A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo é uma das vinte signatárias desta Aliança.

A APAPA tem como objectivos, entre outros: reconhecer que o antibiótico está em extinção e sensibilizar o cidadão para a necessidade de o proteger; anular a auto-medicação e fomentar o respeito estrito da prescrição médica; promover a investigação sobre epidemiologia infecciosa e resistências antimicrobianas; emanar e cumprir normas e orientação de utilização dos antibióticos; criar e consolidar estruturas e metodologias de consultadoria em terapêutica antibiótica em todas as unidades de saúde; desenvolver e promover o uso facilitado de testes de diagnóstico microbiológico rápido, e promover a investigação e desenvolvimento de novos antibióticos inovadores e úteis.
 
A aliança é constituída pela Direcção Geral de Saúde, Grupo de Infecção e Sepsis, que são as entidades promotoras, pelas cinco Administrações Regionais de Saúde, Apifarma, Associação Nacional de Farmácias, Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, DECO, Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Direcção-Geral de Veterinária, Instituto Nacional da Saúde – Dr. Ricardo Jorge, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Ordem dos Médicos Veterinários, Secretaria Regional de Saúde dos Açores e Secretaria Regional de Saúde da Madeira.

Com o empenho e a colaboração intersectorial estreita entre estas entidades será possível reduzir o consumo de antibióticos e diminuir a taxa de bactérias resistentes aos mesmos, de forma a garantir a preservação da eficácia do antibiótico.

Ainda no decorrer desta reunião, e após a assinatura da Aliança, foram apresentadas as novas orientações e normas do Programa Nacional de Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos.