Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Alunos oferecem cadeira de rodas à equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos da ULSBA

Os alunos do 12.º ano das turmas B e B1, da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja desenvolveram o Projeto “Ler e Ajudar” ligado à “cidadania e ao desenvolvimento”, que resultou na oferta de uma cadeira de rodas à Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+.

No âmbito do projeto, os alunos redigiram textos com os quais compuseram uma revista chamada “Esvoaçando: Projeto Ler e Ajudar”,  destinada a venda e, assim, obtiveram uma verba destinada a ajudar uma instituição de cariz social.

Com o apoio da Professora Isabel Gonçalves, os alunos decidiram apoiar a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+, através da oferta de uma cadeira de rodas e duas canadianas que permitem à Equipa apoiar doentes com mobilidade reduzida, contribuindo para a sua maior autonomia na fase final da vida.

As ajudas técnicas foram entregues à Equipa numa breve cerimónia realizada no dia 14 de junho, na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja. No momento, estiveram presentes Cristina Galvão e Catarina Pazes, da Equipa Beja+, a Professora Isabel Gonçalves, a Professora Carmo Lebre e os alunos da turma B do 12º ano.

Cristina Galvão, médica e coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+, afirmou que “é muito importante abordar com os jovens as questões relativas aos cuidados paliativos e, neste caso concreto, o final de vida e a qualidade que lhe deve estar inerente”.

Quanto à cadeira de rodas que foi oferecida, Cristina Galvão, salienta que se trata de uma “ajuda técnica que pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa com falta de mobilidade e que, a partir de agora, vai estar ao dispor, a título de empréstimo, dos doentes que são acompanhados pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+.

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+ agradece publicamente a iniciativa dos alunos e o apoio da Professora Isabel Gonçalves.

De acordo com a Equipa Beja+, “iniciativas como esta contribuem para a necessária reflexão e consciencialização sobre os cuidados paliativos entre os jovens estudantes e constituem um exemplo de como a Escola pode ser um agente sensibilizador da comunidade”.​



​​