Apresentação da nova ECCI de Évora – dos MCDT’s Direto e da passagem a modelo B da USF Lusitânia com a presença do SES

Teve lugar no dia 15 de dezembro, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado a apresentação do início de funcionamento da nova Equipa de Cuidados na Comunidade Integrados de Évora, com atendimento de 24 horas, a Integração de cuidados – MCDT's Direto em consultas de urgência nos Cuidados de Saúde Primários, a inauguração do novo modelo de funcionamento da USF Lusitânia de Évora - passagem a Modelo B e a visita às obras da nova extensão de saúde do Torrão – Alcácer do Sal.

ECCI de Évora pioneira em novo modelo de funcionamento

O Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES) vai assegurar o funcionamento da ECCI todos os dias do ano, no período das 08horas às 20horas em horário presencial e das 20horas às 08horas em regime de chamada/prevenção, numa experiência piloto, no distrito de Évora.
A Equipa de Cuidados Continuados Integrados é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social, para a prestação de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação integral, de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, mas que não podem deslocar -se de forma autónoma.
A ECCI é uma tipologia de resposta, de prestação de cuidados, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), enquadrada na prestação de cuidados de saúde primários, sempre que exista uma Unidade da Cuidados na Comunidade (UCC) no ACES e funcionarão como parte integrante destas unidades funcionais.
A ECCI de Évora é composta por uma equipa multidisciplinar e assegura um compromisso assistencial de cuidados, a um máximo de 25 utentes, considerando-se utentes da ECCI, os admitidos após processo de referenciação, validado pela respetiva Equipa de Coordenação Local (ECL) da RNCCI.
Esta equipa presta cuidados de saúde, de acordo com as seguintes características inerentes ao modelo dos cuidados continuados integrados domiciliários, nomeadamente de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas.

Integração de cuidados – MCDT em consultas de urgência nos CSP

Os utentes do Concelho de Évora vão ter a possibilidade de num único momento, ter acesso à Consulta, ao Diagnóstico e à Terapêutica, através dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
O utente, ao deslocar-se à sua Unidade de Saúde Familiar, seja em consulta agendada, seja por consulta aberta, terá acesso à realização dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT's), protocolados com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), tais como RX e análises clínicas, inicialmente para situações respiratórias agudas.
Através de uma plataforma informática, o médico prescreve os MCDT's e por sua vez o utente desloca-se ao Hospital, não necessitando passar pelo Serviço de Urgência como habitual, mas dirigindo-se diretamente ao serviço de imagiologia ou de patologia clínica, onde já terá os seus exames devidamente agendados.
Posteriormente o resultado dos exames é disponibilizado automaticamente através da plataforma ao respetivo médico de família.

Início de atividade uma nova USF em Modelo B em Évora

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Lusitânia, do Concelho de Évora, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, inicia a 16 de dezembro o novo modelo de Funcionamento - Modelo B.
As USF em Modelo B são equipas com maior amadurecimento organizacional, associadas a um nível de contratualização mais exigente, onde o trabalho em equipa é uma prática efetiva na prestação de cuidados de saúde, tendo em vista o benefício dos utentes inscritos.
A USF Lusitânia, sediada no Centro de Saúde de Évora, é composta por uma equipa multiprofissional de 5 médicos, 5 enfermeiros e 4 assistentes técnicos e serve cerca de 9.280 utentes. Funciona nos dias úteis das 8.00 às 20.00 horas e aos fins-de-semana e feriados das 8.00 às 14.00 horas.
Com a abertura desta USF em Modelo B, a região Alentejo passa a dispor de 6 USF neste modelo, e mais 10 em Modelo A, permitindo a cobertura de 36% dos utentes da região em USF (16% dos quais em USF - Modelo B).