
O projecto “Risca o Risco” tem como objectivo reduzir e prevenir doenças provocadas por comportamentos sexuais de risco, consumo de drogas e outros comportamentos de risco verificados em contexto académico.
Este projecto nasceu em 2009, após a avaliação da experiência de intervenção em redução de riscos em contexto académico no ano de 2008 - iniciativa levada a cabo pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) em parceria com a Associação de Estudantes da Universidade de Évora) - em que surgiu a necessidade de uma intervenção mais concertada e abrangente, tendo-se assim, constituído um grupo alargado e sensível a estas questões.
Neste sentido, foram realizadas intervenções na Queima das Fitas e Recepção ao Caloiro, e estão previstas diversas actividades estabelecidas em plano de acção, nomeadamente, a comemoração de dias temáticos, realização de seminários e workshops e criação de um guia de recursos, de forma a dar resposta a jovens, profissionais e comunidade em geral.
As entidades que constituem este projecto são:
- Administração Regional de Saúde do Alentejo, através do Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce para a Infecção VIH/Sida de Évora
- Associação Académica da Universidade de Évora
- Associação para o Planeamento da Família - Delegação do Alentejo
- Câmara Municipal de Évora
- Centro de Respostas Integradas do Instituto da Droga e Toxicodependência
- Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Évora
- Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana
- Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora
- Direcção Regional da Educação do Alentejo
- Direcção Regional do Alentejo do Instituto Português da Juventude
- GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária
- Governo Civil do Distrito de Évora
- Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Évora
- “Olhar Positivo” – Associação para a Prevenção, Acção e Desenvolvimento Social e Humano
Estas entidades assinaram, em cerimónia que decorreu no dia 28 de Março de 2010, no palácio D. Manuel, em Évora, uma Declaração de Compromisso.
Este compromisso traduz a responsabilidade e o dever de todos estarem envolvidos em acções concertadas e integradas na área da promoção e educação para a saúde dos jovens universitários.