Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Apresentação do Programa Nacional para a Coesão Territorial foi iniciado em Beja
Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, iniciou no passado dia 5 de dezembro um ciclo de sessões públicas de apresentação e discussão do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) no interior do país. 
Em cada uma das sessões, a realizar em Beja, Covilhã e Mirandela, estará presente um outro membro do Governo, sinal de que este Programa é transversal e uma aposta estruturante da ação governativa. 
 
A sessão foi precedida por uma reunião do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, com o Conselho de Administração da ULSBA, EPE e com o Conselho Diretivo da ARS Alentejo, na Sede da ULSBA, seguida de uma vista ao Centro de Saúde Beja, ao Projeto um "Passo à Frente na Diabetes.
 
Em dezembro também será lançado um site na internet, para acompanhamento e monitorização da implementação das medidas do PNCT. Neste site poderão ser colocadas questões à Unidade de Missão para a Valorização do Interior e realizadas sugestões por parte dos utilizadores. 
O Programa Nacional para a Coesão Territorial inclui 164 medidas e lança uma nova etapa para o desenvolvimento dos territórios do interior, contrariando a tendência de desertificação dos últimos anos.
De cariz transversal, as medidas estão calendarizadas e têm em vista a atração e fixação de pessoas nestas regiões, o estímulo à atividade económica e ao emprego, a cooperação transfronteiriça e o intercâmbio de conhecimento, potenciando novas estratégias de valorização de recursos e maior competitividade.
De seis em seis meses, a execução das medidas será avaliada em Conselho de Ministros.