Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Arrancou no início de outubro o Diabetes em Movimento® Sines

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2 é implementado em Sines numa parceria entre a Câmara Municipal de Sines e Centro de Saúde de Sines/ULSLA. A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.


As sessões de exercício decorrem às 2ªs, 4ªs e 6ªs no Pavilhão dos Desportos de Sines e são monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. As inscrições estão abertas até 31 de dezembro de 2019, através de referênciação dos médicos de família das unidades de saúde aderentes. A participação é gratuita.


Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.