Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Assinatura das Cartas de Compromisso do PIQ nos Cuidados Continuados

Assinatura das Cartas de Compromisso do PIQ CCI 2013Decorreu no passado dia 12 de junho no Auditório da Direção Regional da Educação do Alentejo, em Évora, a cerimónia de assinatura das cartas de compromisso do ano 2013, relativas à contratualização dos objetivos das unidades de cuidados continuados integrados (CCI) do Alentejo, no âmbito do Projeto de Incentivo à Melhoria da Qualidade (PIQ).

Este projeto, da iniciativa da ARS Alentejo, foi iniciado no final do ano de 2010 e visa contribuir para a melhoria de processos chave da organização e funcionamento das unidades de internamento da Rede do Alentejo, assim como pretende garantir a prestação de cuidados de saúde e apoio social de elevada qualidade.
O evento contou com a presença de cerca de 80 pessoas, estando representadas 22 Entidades Gestoras de Unidades de Internamento de CCI, nomeadamente Provedores de Santas Casas de Misericórdias, Presidentes de Direção de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social, assim como os Presidentes dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde da região Alentejo e do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Sessão de abertura Assinatura Cartas Compromisso PIQ CCI 2013O evento teve início com uma sessão de abertura presidida pela Dra. Paula Marques, vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, seguindo-se uma comunicação do Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Dr. Alexandre Lourenço, com o tema “a contratualização enquanto instrumento promotor da qualidade” e uma apresentação da ARS Alentejo que relaciona as atividades desenvolvidas pelas Unidades CCI no Alentejo e o PIQ.

Com a implementação do PIQ verificam-se já melhorias em algumas áreas, nomeadamente na incidência de quedas e ulceras de pressão durante o internamento, no grau de autonomia dos utentes incapazes e dependentes e na prevenção e controle da infeção.
Foram igualmente identificadas algumas áreas alvo de melhoria, como a gestão de altas, o registo e avaliação da dor e IMC, bem como ao nível dos procedimentos escritos e divulgados pelos profissionais nas áreas definidas.

Foi ainda realçado o estudo realizado pela Entidade Reguladora da Saúde, divulgado em fevereiro deste ano, intitulado ”Avaliação do acesso dos utentes aos cuidados continuados de saúde”, cujos resultados permitem “(…) concluir que, globalmente, a região de Saúde que presta cuidados continuados de maior qualidade à sua população é a região do Alentejo(…)” e que “(…) o resultado positivo da região do Alentejo será uma consequência do projeto de incentivo à qualidade implementado naquela região pela coordenadora regional (…)”.

Sessão de encerramento Assinatura Cartas Compromisso PIQ CCI 2013De seguida procedeu-se à assinatura das Cartas de Compromisso pelos devidos Outorgantes. A sessão de encerramento contou com a presença da Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Dra. Inês Guerreiro, que elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela ARS do Alentejo e pelas unidades de internamento da Rede do Alentejo, o qual tem garantido uma prestação de cuidados de saúde e apoio social de elevada qualidade.