Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Atividade Física e Desporto - DGS atualiza orientação para Espaços de Lazer e Atividade Física

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira, dia 3 de julho, uma atualização da orientação sobre espaços de prática de exercício físico e desporto, e competições desportivas de modalidades individuais sem contacto.


De acordo com o documento, pretende-se que estes espaços assegurem que todas as pessoas que nele trabalham e o frequentam estão sensibilizadas para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental.


A orientação refere que deve ser assegurada a implementação de um plano de contingência próprio para a Covid-19 e garantido o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários aos funcionários.
Devem ser afixadas, de forma acessível a todos, as regras de etiqueta respiratória, da lavagem correta das mãos e normas de funcionamento das instalações.


Relativamente à organização do espaço, devem ser cumpridas as medidas de distanciamento físico, nomeadamente o distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas em contexto de não realização de exercício físico (receção, espaços de circulação, etc.), e pelo menos três metros durante a prática de exercício físico e desporto.


Podem existir situações que decorram da organização de competições de modalidades desportivas individuais sem contacto, bem como treinos de preparação para as mesmas que, face às caraterísticas específicas da modalidade, poderão requerer um distanciamento físico inferior a três metros. Nestes casos o distanciamento deverá ser sempre maximizado e o período de maior proximidade entre os atletas deverá ser o menor possível.
O uso de máscaras é obrigatório para funcionários, exceto durante as aulas que impliquem a realização de exercício físico. Já os utilizadores e atletas devem usar à entrada e saída das instalações, sendo dispensado o uso durante a realização de exercício físico e desporto.


Nos espaços e equipamentos para prática de exercício físico e de massagens, além da desinfeção das mãos à entrada e à saída da espaço, a marcação de lugares (por exemplo no chão) para garantir o distanciamento, os acessos devem ser controlados para evitar aglomerados, recomendando-se que marcação de vagas seja feita por meios digitais.


Quanto às aulas de grupo deve ser reduzido o número de participantes de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos 3 metros entre praticantes, tendo em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões. Recomenda-se a não retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar.


No caso das piscinas, entre outros procedimentos, deve ser realizada a limpeza e desinfeção, substituindo a água e procedendo-se à cloragem (ou outro tipo de desinfeção química). Todos os responsáveis técnicos das piscinas devem manter registos atualizados dos resultados e testes de qualidade da água. Desta forma, devem ser reforçados os mecanismos de desinfeção do circuito de água das piscinas.


Os utilizadores devem higienizar as mãos na entrada do cais da piscina e é recomendado o uso de óculos de natação dentro da mesma e área circundante, de modo a evitar tocar com as mãos nos olhos.


Segundo a DGS, as saunas, banhos turcos, hidromassagem/jacuzzi e similares devem permanecer encerrados até indicação contrária. Relativamente à organização de competições desportivas de modalidades individuais sem contacto, a DGS recomenda a avaliação do risco da competição, considerando fatores tais como o número de participantes (atletas, staff, equipas técnicas, etc.), localização da competição, distanciamento entre atletas, entre outros.


O documento emitido pela DGS refere ainda que não é permitida a presença de público nos eventos desportivos, devendo reduzir-se ao mínimo o número de envolvidos em cada evento, de acordo com a legislação em vigor.
Consulte:
DGS > COVID-19: Atividade Física e Desporto – Espaços de Prática de Exercício Físico e Desporto, e Competições Desportivas de Modalidades Individuais sem Contacto