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Atividade física - Siga o Assobio

DGS lança campanha para inspirar portugueses entre os 35 e 65 anos.


A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou no dia 18 de junho de 2019, uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser  «fácil, acessível e entusiasmante».

A campanha «Siga o Assobio», realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma.

De acordo com a DGS, uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia.
Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.
«Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinantes da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)», defende a DGS.

 

Resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019

As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

A campanha «Siga o Assobio» é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do «Marketing Social para a Promoção da Saúde» para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

A maior novidade desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.
Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que «campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população».
A «Siga o Assobio» é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.
A campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, em outdoor, nos cinemas e nas redes sociais.

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