Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Atuação em Situações de Violência em Adultos - Registo Clínico de Violência em Adultos - Registo de Saúde Eletrónico - Orientação DGS nº 001/2022
A Administração Regional de Saúde do Alentejo pretende promover e divulgar a publicação da Orientação da Direção-Geral da Saúde nº 001/2022 - Atuação em Situações de Violência em Adultos: Registo Clínico de Violência em Adultos - Registo de Saúde Eletrónico​, elaborada pelo Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida.​

 


 

1.O Registo Clínico de Violência em Adultos (RCVA-RSE AP) pretende ser uma ferramenta essencial na abordagem a situações de violência no Serviço Nacional de Saúde, enquanto instrumento de apoio à boa prática dos/as profissionais de saúde.

 

 

2. Procura a sistematização da informação de acordo com o Protocolo e Fluxograma Geral de Atuação em Violência Interpessoal, assim como enfoque numa intervenção preventiva, protetiva e em rede, garantindo articulação com a Rede Nacional de Equipas de Prevenção da Violência em Adultos e Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, dos cuidados de saúde primários e hospitalares, assim como demais entidades parceiras.

 

3. Sensibiliza-se para a promoção do rastreio e deteção precoce sistemáticos de situações de violência, em todos os contactos e contextos de saúde, com especial atenção para fatores de risco familiar e vulnerabilidades acrescidas, enquanto problema de saúde e entidade clínica complexa que transcende gerações.

 
 

Reforçamos o compromisso e investimento da ARS Alentejo na intervenção nesta temática, reconhecendo a todos os profissionais de saúde o esforço e empenho durante a fase de pandemia.  
 
 
​​​​