Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Auditoria Organizacional às Teleconsultas de Neurologia no Hospital do Espírito Santo de Évora

No âmbito da Certificação da Qualidade do Programa de Telessaúde do Alentejo, pela Norma ISO 9001:2015, a equipa regional do Programa de Telessaúde do Alentejo, nas pessoas do seu Coordenador Regional, Marciano Lopes, e da sua Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), Cristina Sousa, realizou, no passado dia 4 de novembro, uma auditoria organizacional às teleconsultas de Neurologia que decorrem no Hospital do Espírito Santo de Évora.


As teleconsultas observadas foram conduzidas pela neurologista Alina Vicas, no Hospital, encontrando-se no Centro de Saúde de Borba do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, o médico de medicina geral e familiar e o(s) utente(s) agendados.

A auditoria organizacional é um suporte importante no processo de melhoria contínua do Programa de Telessaúde, apresentando-se como uma ferramenta devidamente enquadrada nas orientações da Direção-Geral da Saúde, através da Norma 010/2015, de 15 de junho, que regulamenta o modelo de funcionamento das teleconsultas.


Os resultados obtidos foram excelentes, tendo-se registado, através do instrumento de auditoria disponível na Norma, um índice de conformidade de 100 % em todos os critérios. O trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis pela concretização das teleconsultas de neurologia do HESE merece destaque, traduzindo-se no acompanhamento de mais utentes numa região com uma distribuição geográfica da população muito dispersa e áreas de interior com fracas acessibilidades, e contribuindo para melhorar a saúde da população.