Auditoria Organizacional às Teleconsultas de Cirurgia no Hospital de Santa Luzia de Elvas

A equipa regional do Programa de Telessaúde do Alentejo, composta pelo coordenador do Programa – Marciano Lopes – e pelo Gestor do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) – Mário Grave – realizou, no passado dia 8 de fevereiro, uma auditoria organizacional às teleconsultas de Cirurgia que decorrem no Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE), integrado na Unidade Local do Norte Alentejano (ULSNA), cujo médico responsável é o Dr. Carlos Penalva.

Estas teleconsultas têm a particularidade de serem realizadas, diretamente, com o serviço de Dermatologia do Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE), com o Dr. Manuel Murta, que conduz a consulta. Em caso de necessidade de pequenas cirurgias, estas são executadas pelo Dr. Carlos Penalva no HLSE, em estreita articulação com o Dermatologista do HESE.

A auditoria organizacional é dos suportes da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados no âmbito da Telessaúde. Através da mesma, analisou-se o funcionamento das teleconsultas na região Alentejo e se o mesmo cumpre a tramitação e os registos exigidos pela Norma 010/2015 da Direção Geral da Saúde, que regulamenta as teleconsultas. Para tal, foi aplicado o instrumento de auditoria organizacional previsto na referida Norma, tendo sido verificados todos os critérios definidos no processo de teleconsultas. Os resultados obtidos foram excelentes, tendo-se registado um índice de conformidade de 100%, o que deixou a equipa de trabalho bastante satisfeita.

Este procedimento continua a ser pioneiro a nível nacional, pois em partilha de informação com o Centro Nacional de TeleSaúde, não há registo que este tipo de auditoria organizacional tenha sido efetuada em qualquer outra instituição de saúde do País.

Acresce, ainda, que o Programa de Telessaúde do Alentejo tem subjacente um SGQ, implementado de acordo com a Norma ISO 9001:2015 e que está certificado pela empresa EIC, até 13 de setembro de 2024. O SGQ permite dotar o Programa de uma ferramenta sistemática de suporte ao planeamento das atividades, à implementação dos processos, à monitorização e medição de objetivos e de indicadores e ao desenvolvimento de ações para melhorar continuamente a eficácia dos serviços disponibilizados aos utentes.

​​​​​​

​​​​​