Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Aumento do número de transplantes

369 órgãos transplantados no primeiro semestre de 2021.


Os transplantes subiram no primeiro semestre do ano, sobretudo os cardíacos e os pulmonares, com um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado, segundo a Coordenação Nacional da Transplantação.


Os dados, revelados a propósito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que hoje se assinala, indicam que nos primeiros seis meses deste ano houve um total de 163 dadores de órgãos (dadores falecidos e dadores vivos), mais 22 do que no período homólogo de 2020, sendo que 143 foram dadores falecidos (mais 21).
Nos primeiros seis meses deste ano foram feitos 27 transplantes cardíacos, mais 12 do que em igual período do ano passado, 201 renais (mais 33), 99 hepáticos (mais 10) e 24 pulmonares (mais cinco). Os transplantes pancreáticos baixaram relativamente ao período homólogo, com oito realizados no primeiro semestre deste ano (menos seis).


De acordo com os dados do Instituto Português do Sague e da Transplantação (IPST), no primeiro semestre foram colhidos 424 órgãos (mais 78) e que a taxa de utilização foi de 82% (349 transplantados).


IPST assinala Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação
O IPST, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Transplantação, organiza hoje uma sessão online para homenagear todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos na doação e na transplantação de órgãos.


No encontro serão discutidos os principais desafios que enfrentam os hospitais na identificação e tratamento dos dadores, na organização da colheita e no transplante de órgãos, envolvendo diversos profissionais e especialidades médicas e cirúrgicas.


O evento terá lugar pelas 11 horas e será transmitido em direto na plataforma Zoom e no Facebook da Sociedade Portuguesa de Transplantação.


Para saber mais, consulte:
IPST > Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação