Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Autorização de celebração de contratos para 25 novos lugares de Cuidados Continuados Integrados na Região Alentejo

Com a Publicação do Despacho n.º 11482-A/2017, de 29 de dezembro, foi autorizada a celebração de dois contratos-programa/acordos na região Alentejo para o funcionamento de 15 lugares na tipologia de convalescença, no Alto Alentejo, e 10 lugares na tipologia de média duração e reabilitação, no Baixo Alentejo, no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Alentejo (RNCCI).


A nova unidade de convalescença com 15 lugares será gerida pela Cruz Vermelha Portuguesa - delegação de Elvas funcionará no concelho de Elvas e representa um aumento em 11% nos atuais 135 lugares de convalescença disponíveis no Alentejo.
Os 10 lugares na tipologia de média duração e reabilitação autorizados vêm acrescer aos já existentes 21 lugares que são actualmente geridos pela Fundação Joaquim António Franco e Seus Pais, com sede em Casével, concelho de Castro Verde, e representam um aumento de cerca de 5% na actual oferta de lugares de internamento nesta tipologia para a região.


Desta forma, o número total de lugares de internamento da RNCCI do Alentejo (unidades de convalescença, de média duração e reabilitação, de longa duração e manutenção e de cuidados paliativos) atingirá as 808 camas.
Importa ainda sublinhar que, conjuntamente com estes lugares de internamento, na região Alentejo existe uma capacidade assistencial domiciliaria no âmbito da RNCCI a 566 utentes, que recebem cuidados de saúde na sua residência prestados por Equipas de Cuidados Continuados Integrados.