Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Bairros Saudáveis em 2023

Ministério da Saúde pretende dar continuidade ao programa Bairros Saudáveis.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reuniu recentemente com a equipa de coordenação do Programa Bairros Saudáveis, considerando existir alinhamento para os próximos passos, designadamente quanto à adequada conclusão do programa, que exigirá uma prorrogação do prazo inicialmente definido, e aos contornos para o lançamento de uma nova edição, dando continuidade aos objetivos do Governo operacionalizados a partir do programa.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas.

Os bons resultados do programa, criado em julho de 2020, demonstram que o modelo dos Bairros Saudáveis se mantém válido para lá da pandemia, podendo ser necessário manter-se operacional face à crise económica e social e ao aumento da pobreza. Para isso, e por iniciativa da coordenação do programa, estão a decorrer duas auditorias externas ao programa para que, a partir dos resultados dessas avaliações independentes, a coordenação possa apresentar uma proposta para a realização de segunda edição.

Para saber mais, consulte:

Programa Bairros Saudáveis > Notícias



Fonte SNS