Balanço positivo nos acordos entre ULSLA e CHLN

Unidade Local do Litoral Alentejano e Centro Hospitalar Lisboa Norte assinaram acordos que levam médicos de diferentes especialidades de Lisboa a Santiago do Cacém e uma especialidade do Alentejo a Lisboa.

Em novembro de 2016 foram assinados protocolos com o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) nas especialidades de Otorrinolaringologia, Pneumologia e Patologia Clínica.
Uma vez por semana um otorrino e um interno deslocam-se do hospital de Santa Maria ao hospital de Santiago do Cacém, para operar e dar consultas.
Desde que o protocolo foi assinado realizaram-se 192 consultas e 33 cirurgias de otorrino.

O primeiro protocolo foi assinado em 2015 com imunohemoterapia.

O Diretor de hematologia do hospital de Santa Maria, Álvaro Beleza, desloca-se todas as semanas à ULSLA, com um interno, tendo já realizado 883 consultas, desde o acordo.
Desde a assinatura do referido protocolo, já se realizaram 123 consultas de pneumologia. Contudo o trabalho do pneumologista, António Miguel, do hospital de Santa Maria, deverá ser alargado através de um projeto de apoio à doença pulmonar obstrutiva crónica e asma, para haver uma gestão de forma mais consolidada e integrada com os cuidados de saúde primários, com rastreios respiratórios e telemonitorização. Haverá também mais consultas da especialidade em Odemira e Alcácer, onde na área de influência do hospital, funcionam os dois centros de saúde mais distantes.

Na especialidade de anatomia patológica, a resposta dada é no sentido contrário, o anatomopatologista, Pierpaolo Cusati, médico no hospital de Santiago do Cacém, vai ao hospital de Santa Maria uma vez por semana.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Paulo Espiga, o acordo com o Centro Hospitalar Lisboa Norte tem sido uma oportunidade que vem ajudar a resolver os problemas da população, mas também um ponto de contacto com um centro diferenciado que permitirá aos médicos continuarem a desenvolver competências. Acordos que permitiram já aumentar a produção cirúrgica, de consultas e exames.

Fonte - Diário de Notícias