Beja tem uma nova Viatura de Emergência e Reanimação
No âmbito do processo de renovação do Parque VMER, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo recebeu, no dia 27 de novembro, uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação, que fica sediada no Hospital de Beja.

De acordo com informação disponibilizada no site do INEM, o Despacho n.º 3350/2017 de 20 de abril de 2017 veio definir um novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veículos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão do parque VMER. De acordo com este novo modelo, passaram a ser as Unidades de Saúde a efetuar diretamente a aquisição das viaturas. Coube ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a atividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais.

A propriedade das VMER passa a ser das unidades de saúde, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e estado de operacionalidade permanente, com a colaboração do INEM com a reposição de viatura de substituição, em caso de inoperacionalidade.

Ainda segundo o INEM, a rede das VMER encontra-se atualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, 10 no centro, e 20 no sul, 13 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, 4 no Alentejo e 3 na região do Algarve.

VIATURAS MÉDICAS DE EMERGÊNCIA E REANIMAÇÃO

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente/sinistrado. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.