Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Benchmarking em Cuidados Continuados Integrados e assinatura das Cartas de Compromisso do ano 2014

Ação de benchmarking em CCI

Decorreu no dia 18 de junho, no Auditório da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo, em Évora, uma Sessão de Benchmarking em Cuidados Continuados Integrados e assinatura das Cartas de Compromisso do ano 2014, relativas à contratualização dos objetivos das unidades de cuidados continuados integrados (CCI) do Alentejo, no âmbito do Projecto de Incentivo à Melhoria da Qualidade (PIQ).

Este projeto, da iniciativa da ARS do Alentejo, vai já no seu quarto ano e visa contribuir para a Ação de Benchmarking CCImelhoria de processos chave da organização e funcionamento das unidades de internamento da Rede do Alentejo, assim como pretende garantir a prestação de cuidados de saúde e apoio social de elevada qualidade.
A sessão de Benchmarking contou com a apresentação de boas práticas, por parte das Unidades de CCI, em áreas tão diferenciadas como as quedas, planeamento de altas e ganhos de autonomia.

Assinatura Cartas Compromisso PIQ

Na assinatura das Cartas de Compromisso estiveram representadas 25 Entidades Gestoras de Unidades de Internamento de CCI, entre diversas Instituições, Santas Casas de Misericórdias, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Unidades Locais de Saúde da região Alentejo e Hospital do Espírito Santo de Évora.

Ainda no âmbito do Projecto de Incentivo à Melhoria da Qualidade em Cuidados ContinuaAssinatura Protocolo Fundação PTdos Integrados, assinou a ARS Alentejo um Protocolo com a Fundação PT, em que foram cedidos a título gracioso por aquela Fundação 27 CD com o Software GRID2, que se destina à estimulação da Comunicação Aumentativa dos utentes da RNCCI, e que serão entregues, após formação adequada a todas as entidades que gerem unidades de Cuidados Continuados Integrados na Região Alentejo, independentemente da sua tipologia de cuidados. Na sequência dessa assinatura, a Engª Teresa Salema falou á audiência sobre os objectivos da Fundação PT, reiterando a disponibilidade daquela entidade para posteriores parcerias com eAção de Benchmarking CCIsta ARS.

Foram ainda apresentadas comunicações sobre temáticas referentes “à importância dos sistemas de informação na contratualização em saúde” e “análise de custos nos CCI da região Alentejo” proferidas pelo Prof. Henrique Martins e Prof. Rui Santana, respetivamente.