Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora - Campanha Julho Amarelo - Prevenir, Rastrear e Tratar as Hepatites Virais

As hepatites virais foram reconhecidas como um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde, sendo uma das principais causas de mortalidade a nível mundial, matando cerca de quatro mil pessoas por dia.

No contexto nacional, e de acordo com o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção Geral da Saúde, até 3 de julho de 2021 foram identificados 19 casos prováveis da infeção, distribuídos pelas ARS Lisboa e Vale do Tejo (9), ARS Norte (5), ARS Algarve (3), ARS Centro (1) e Região Autónoma da Madeira (1). O número de novos casos de hepatite C em contexto de diálise, nas prisões e entre os utilizadores de drogas injetáveis diminuiu nos últimos cinco anos, resultado de políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce desta doença.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial das Hepatites Virais 2022 e prosseguindo os objetivos definidos no supracitado Programa Nacional para as Hepatites Virais até 2030, o CAD de Évora, da ARS Alentejo, associou-se à campanha “Julho Amarelo” instituída pela Organização Mundial da Saúde durante a Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2010.

Neste contexto, dinamizou-se a campanha: “Julho Amarelo: Prevenir, Rastrear e Tratar as Hepatites Virais”, com enfoque na prevenção (aposta na promoção da literacia sobre hepatites virais junto da população em geral e, em particular, junto das pessoas mais vulneráveis), no rastreio das Hepatites B e C, e com o respetivo encaminhamento dos casos positivos para tratamento, contribuindo desta forma para o principal objetivo, que é a eliminação das Hepatites em Portugal.

Foram, neste âmbito, realizadas três ações de sensibilização/informação e três ações de rastreio das Hepatites B e C. Construiu-se um laço amarelo das Hepatites Virais, pintaram-se t-shirts amarelas com mensagens de prevenção das hepatites, e foram tiradas algumas fotografias com mensagens alusivas a esta temática. Estas atividades foram dinamizadas em Mourão dia 25 de julho, com a parceria da Aderem e do CLDS 4G Mourão, com o apoio da Unidade Móvel Cuida-te + do IPDJ de Évora e do município de Mourão e no dia 26 de julho, em Viana do Alentejo, com a parceria do Rumo Certo – CLDS 4G Viana do Alentejo e da Rede de Parceiros da Prevenção do Alcoolismo e do município. Dias 27 e 28 de julho, e assinalando o Dia Mundial das Hepatites Virais, o Centro de

Formação Profissional de Évora acolheu, de forma bastante entusiasmada e participativa, o CAD de Évora, como aliás já vem sendo hábito no que toca às questões associadas à área da saúde.

No total realizaram-se 111 testes rápidos de Hepatite B e 111 testes rápidos de Hepatite C, com uma adesão positiva por parte do público-alvo.

Um trabalho de parcerias muito significativo para alcançar a saúde para todos.