Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CAD de Évora aborda - Sexo Sem Tabus - e assinala o Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, integrada no mês da juventude, com um apoio importante por parte do Instituto Português do Desporto e Juventide (IPDJ) de Évora, que cedeu as instalações e alguns materiais, foi dinamizada pelo Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce pela Infeção do VIH/SIDA e pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento de Évora a tertúlia: Keep Calm – Vamos falar de sexo?! Participaram na ação 18 jovens, com idades entre os 14 e os 32 anos de idade, sendo 3 do sexo masculino e 15 do sexo feminino.


Os jovens aderiram de forma ativa e entusiasta à iniciativa, tendo sido possível criar um ambiente descontraído e livre de preconceitos. Foi proporcionado um espaço informal e confidencial para serem expostas as dúvidas e os interesses dos jovens sobre o sexo, tendo-lhes sido dada a oportunidade de falar abertamente e sem tabus sobre diversos assuntos.
Abordou-se de uma forma também cuidada a vivência emocional da sexualidade dos jovens, tendo sido desmistificadas algmas ideias associadas ao amor e ao sexo, bem como aos aspectos que podem estar presentes numa relação de namoro violenta.


O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce pela Infeção do VIH/SIDA, de Évora, aproveitou ainda este momento para assinalar o Dia Internacional da Mulher, sendo distribuído no IPDJ de Évora, a todas as mulheres, o preservativo feminino, em forma de uma flor. Adicionaram-se às flores algumas mensagens, procurando-se divulgar a importância do preservativo feminino junto das mulheres enquanto um método que lhes permitirá ter mais autonomia, poder de decisão e maior empoderamento, em particular nas questões relacionadas com a sua Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.